Páginas

sábado, 21 de maio de 2022

Como tratar a caspa capilar?

 Olá amigos  tudo bem?

Cuidados devem ser reforçados nas temperaturas mais frias

a temperatura caiu bastante na maior parte do país, que em breve também receberá o inverno. E é principalmente nesse cenário que especialistas recomendam um cuidado maior com o couro cabeludo que sofre de caspa e dermatite seborreica. Segundo a farmacêutica especializada em ozonioterapia e CEO da Ozoncare, Dra. Leticia Philippi, o inverno aumenta a incidência de caspa por dois fatores: “A descamação aumenta porque no inverno o uso de água muito quente, resulta no aumento da oleosidade do couro cabeludo. E por fim, há um fator biológico, pois, a maturação celular diminui em temperaturas mais baixas, o que consequentemente aumenta o processo de descamação do couro cabeludo”. 

 

Leticia também ressalta a importância de manter a lavagem do couro cabeludo diariamente ou alternar as lavagens apenas um dia. “É muito importante que a região esteja sempre limpa, para manter o couro cabeludo longe dos fungos que provocam a irritação. Além, claro, de evitar água muito quente”.  

 

Qual a diferença entre caspa, dermatite seborreica e psoríase? 

 

caspa consiste na descamação de pequenas placas do estrato córneo, procedente do couro cabeludo. Aparece devido a aceleração da multiplicação celular. Ela é proveniente de fatores fisiológicos, emocionais e mudanças climáticas bruscas. Procedimentos químicos capilares e água quente, também pode desencadear o processo. A descamação é mais fininha, sem pedaços de pele. A coceira causada pela caspa pode variar do leve ao intenso, e também há desconforto estético, pois, os indivíduos apresentam os flocos soltos nos cabelos e nas roupas.

 

dermatite seborreica, pode ser considerada uma caspa mais grave. Não ocorre por um processo natural e sim a partir de uma inflamação, pois trata-se de uma doença crônica. Ela pode se manifestar tanto no couro cabeludo como em outras partes do corpo. As lesões são avermelhadas e coçam. Ainda não se tem comprovações sobre o que pode causar o problema. O quadro costuma agravar com alterações hormonais, stress, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura. Também pode ter relação com o tipo de pele, o fungo Pityrosporum (que vive em nossa pele) e alguns medicamentos. Como toda doença crônica, não há cura, mas existem tratamentos que podem reduzir o quadro da seborreia. 

 

Já as lesões da psoríase geralmente aparecem no couro cabeludo, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Apresenta quadros de melhora e piora, fatores emocionais e climáticos podem estar envolvidos na exacerbação do quadro. Cerca de 2% da população mundial é acometida pela psoríase, considerada de origem imunológica e há predisposição genética para seu surgimento. Nessa doença, o sistema imunológico é ativado por um erro, o que conduz ao excesso de produção de células da pele. As células da pele se acumulam muito rapidamente sobre sua superfície, formando relevos e manchas escamosas, chamadas de placas. Essas placas podem coçar e, por vezes, provocam dor. Não está associada a queda do cabelo e não existem terapias definitivas no tratamento, apenas o controle da mesma. As terapias capilares que promovam efeito anti-inflamatório e calmante do couro cabeludo costumam responder muito bem, promovendo alívio da coceira e diminuição das placas.

 

 

Qual shampoo usar? 

 

A recomendação é investir em shampoos com intensa atividade antimicrobiana, para equilibrar a microbiota do couro cabeludo. Também é importante reforçar que o condicionador deve ser passado apenas no comprimento das mechas e nunca na raiz. 

No mercado existem produtos especializados no tratamento da caspa, muitos deles com corticoides na formulação. “O diferencial do shampoo da Ozoncare é que se trata de um produto clean beauty a base de óleo ozonizado de oliva, um poderoso antimicrobiano e secativo do couro cabeludo. É um blend de óleos vegetais de chia, jojoba e girassol, com ação altamente reparadora e nutritiva”, destaca Leticia.  

 

O shampoo em creme multifuncional Ozoncare pode ser utilizado por todos os tipos de cabelos e é indicado especialmente para o tratamento da caspa, coceira e psoríase no couro cabeludo. E o mais importante, não resseca os fio, pelo contrário, proporciona brilho duradouro sem sobrecarregar o cabelo, deixando-o suave e macio. Também traz a vitamina E, que dá vida aos fios e protege os cabelos contra os danos causados por agentes externos, além de agir profundamente fortalecendo a fibra capilar. Sua formulação já é condicionante, ou seja, limpa e condiciona ao mesmo tempo. 

Shampoo anti-caspa em creme 200 ml R$ 84,90 sac loja virtual https://loja.philozon.com.br/ozoncare

 

 Até o próximo!

Beijos!

Lucimar



4 comentários:

  1. Oi!
    Lucimar eu gostei da sugestão 🙂 meu sobrinho tem caspa,vou indicar pra ele

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, muito bom. Quando era adolescente tive seborreia, usava muito creme. Tratei com dermatologista.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho dermatite seborreica e agora no frio me ataca.. fica feio porque aparenta bastante :( não conhecia esse shampoo.

    ResponderExcluir
  4. Que show, eu amei as dicas, cuidar faz mesmo reduzir a caspa
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir