Páginas

terça-feira, 12 de março de 2024

Armário Corta-Fogo: Entenda como armazenar produtos inflamáveis com segurança

 


Olá amigos tudo bem?

Especialista da ASSA ABLOY Portas Especiais explica em quais situações um armário corta-fogo é indicado para evitar incêndios e outros acidentes

Seja em casa, em construções, lojas ou fábricas, é possível que muitos produtos inflamáveis estejam sendo armazenados da maneira errada. Dependendo de como e onde estão guardados, substâncias como acetona, álcool, gasolina, querosene, entre outros, representam um risco potencial de explosões. Em ambientes onde há a concentração desses materiais, os armários corta-fogo são uma alternativa segura para evitar acidentes.

"Feito de material que não é inflamável, o armário impede que as chamas que se iniciam no interior do recipiente não se espalhem por todo o local. Em galpões, comércio de inflamáveis, construções, por exemplo, esse equipamento é indispensável. Muitos condomínios também passaram a utilizar o álcool 70% no dia a dia, apesar de comum, este é um produto extremamente inflamável se não armazenado adequadamente", explica detalha João Carlos Mahmud Junior, Gerente de Operações da ASSA ABLOY Portas Especiais.

O especialista explica que o armário corta-fogo funciona de maneira simples, utilizando a mesma tecnologia das portas corta-fogo, que são obrigatórias em alguns ambientes. Basicamente, no caso de um início de incêndio, o material que constitui o armário impede que as chamas se espalhem pelo local. Considerando que grandes incêndios podem começar a partir de pequenos focos, evitar com que as chamas se espalhem é um passo fundamental.

Como escolher um Armário Corta-Fogo

Assim como todo produto que será utilizado para garantir a segurança, os armários corta-fogo contam com norma regulamentadora, a NBR 17505-4, que indica o padrão de qualidade e quais os materiais utilizados no desenvolvimento do equipamento. Por isso, na hora da compra, é importante conferir se há o selo de adequação a essas diretrizes no produto, este cuidado evita riscos desnecessários.

Especializada neste tipo de solução, a ASSA ABLOY Portas Especiais conta com dois modelos de Armário Corta-Fogo desenvolvidos especialmente para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis: um com capacidade para 108 litros e o outro para 216 litros. Ambos são capazes de isolar o fogo (900ºC) por até uma hora e contam com respiro de ventilação para gases, contenção para vazamentos, cremonas antifaíscantes e adequação às principais normas de regulamentação.

 Cuidados adicionais

O especialista informa que, mesmo armazenadas no local correto, é importante evitar deixar frascos abertos. Os armários corta-fogo da ASSA ABLOY evitam a passagem de gases mais perigosos, no entanto, ainda assim, é interessante não deixar que esse ponto passe despercebido. Em locais onde existe grande locomoção de pessoas, as portas corta-fogo são importantes complementos para a segurança de todos. Para mais informações, acesse: www.assaabloy.com.br

Sobre a ASSA ABLOY Portas Especiais

Fundada em 1999, na cidade de Guarulhos/SP a ASSA ABLOY Portas Especiais tem sua sede e instalação fabril localizadas em Sorocaba (SP)com capacidade para atender todo o nordeste com mais eficiência.

Líder do mercado de proteção contra incêndios, a ASSA ABLOY Portas Especiais projeta, fabrica e comercializa portas corta-fogo sob medida para cada necessidade. Barras antipânico, fechaduras e batentes metálicos também fazem parte do portfólio de produtos fabricados pela indústria que possui a certificação NBR 11742:2018, emitida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).



Até o Próximo

Beijos

Lucimar



Nenhum comentário:

Postar um comentário