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quinta-feira, 21 de abril de 2022

Dia da Terra: como marcas de moda têm atuado para diminuir o impacto ambiental da indústria

 Olá amigos tudo bem?

Celebrada nesta sexta, 22 de abril, a data promove a consciência ambiental; marcas como Lacoste Eyewear, Nike Vision, Intimissimi, BOTTLETOP e UMA já trabalham com linhas que utilizam materiais e meios de produção mais ecológicos e inovadores

O Dia da Terra, neste dia 22 de abril, incentiva a conscientização sobre importantes temas de ecologia, como a preservação da biodiversidade e a busca por caminhos que levem à uma existência que cause menor impacto no planeta. Já há alguns anos e agora com maior expressividade, a moda tem se reinventado ao propor novos e inovadores produtos, mais sustentáveis e menos poluentes – é o caso de marcas como Nike Vision, Lacoste Eyewear, IntimissimiUMA e BOTTLETOP

Os óculos da marca Nike Vision, variam entre modelos esportivos, de streetwear e lifestyle. Muitos modelos são produzidos com material bio-injetado, o conhecido acetato, que é livre de substâncias químicas que causam danos à saúde, é feito de celulose, uma matéria-prima natural, renovável e biodegradável. Na última coleção, a Nike trouxe modelos que remetem a moda dos anos 2000 com tendências futuristas. 

 

Lacoste Eyewear lançou recentemente um modelo estilo clássico, com formato retangular, que é feito com 40% de resina de origem vegetal – proveniente do óleo de mamona, uma alternativa mais ecológica comparada aos plásticos feitos a partir do petróleo. Em quatro novas cores, os óculos possuem hastes largas, com DNA marcante e cores diferenciadas, como por exemplo o verde Lacoste. 

Intimissimi, marca italiana de lingerie e homewear, tem desenvolvido produtos e ações que buscam diminuir o impacto ambiental do seu processo de produção. No Brasil, a marca firmou parceria com o selo eureciclo, que tem o compromisso de compensar 100% do impacto ambiental das embalagens pós consumo, desenvolvendo a cadeia de reciclagem e incentivo à economia circular. A marca, que já aposta em rendas feitas a partir de fibra de bambu, desenvolveu uma nova modalidade, confeccionada a partir de uma fibra autodegradável de poliamida que se decompõe cerca de dez vezes mais rápido que a poliamida tradicional, além de ser 100% reciclável. A etiqueta de cada peça ainda possui um QR Code que possibilita os clientes descobrirem informações mais detalhadas sobre o novo tecido no site da Intimissimi, uma das muitas medidas presentes no #intimissimicares, programa que busca inovar e gerar consciência acerca da sustentabilidade em ações que envolvem desde suas coleções até outras decisões corporativas do Grupo Calzedonia, do qual faz parte. 

A linha UMA X, desenvolvida pela marca de moda nacional UMA, foi lançada em 2020 e tem servido de exemplo ao propor coleções repletas de inovações têxteis como reutilização de nylon regenerado. Recentemente, a marca lançou um novo drop com clássicos da malharia e jeanswear reeditados em modelagens ajustáveis, modulares e oversized, feitos a partir do tingimento natural. A técnica evidencia a eficiência e os impactos positivos à natureza, já que os componentes não agridem o meio ambiente e ainda resulta em cores e acabamentos singulares.  

 

Desde abril de 2019, a inglesa BOTTLETOP, famosa por seus acessórios sustentáveis de luxo, tem investido na campanha #TOGETHERBAND, iniciativa que visa unir a comunidade global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A campanha se uniu à tribo indígena Yawanawá para a criação de pulseiras e colares produzidas a partir de sementes de açaí, que são pintadas à mão e tecidas em fio de plástico retirado do oceano. As joias feitas sem desperdício, unissex e veganas, atuam como o poderoso símbolo dos povos indígenas, nossos verdadeiros guardiões do mundo natural, para apoiá-los na ação climática e na proteção de nossas florestas.  

 

SOBRE A INTIMISSIMI 

@intimissimibrasiloficial | www.intimissimi.com.br 

Fundada em 1996, a Intimissimi faz parte do tradicional grupo Calzedonia, com sede em Verona, Itália, e, desde sua criação é líder no mercado europeu de lingerie. Famosa pela alta qualidade de sua matéria prima e expertise em modelagem, a Intimissimi segue um estilo clássico, romântico e elegante, que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. Chegou ao Brasil em 2012 e de lá para cá não para de crescer. Atualmente, a Intimissimi está presente em 46 países, em mais de 1460 pontos de venda, sendo 80 deles no Brasil. 

 

SOBRE A UMA X   

@uma | www.uma.com.br/x  

A UMA, marca consolidada no mercado de moda nacional há mais de 20 anos, apresenta a UMA X: uma linha sustentável com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, tragam significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa. Liderada por Vanessa Davidowicz, primogênita de Raquel Davidowicz (fundadora e designer da UMA), a coleção traz peças all-gender feitas a partir de processos eco-friendly e informação estética para o público mais jovem 

 

SOBRE A #TOGETHERBAND  

A campanha #TOGETHERBAND, criada pela BOTTLETOP em parceria com a Fundação das Nações Unidas, Meio Ambiente da ONU, UNDP, Project Everyone, Global Citizen. WWF e UBS está planejando engajar o mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, usando criatividade e cultura para aumentar a conscientização do público e inspirar ação para entregá-los. 

No centro da campanha, há um conjunto de pulseiras produzidas de forma sustentável e ética, feitas com plástico retirado do oceano e armas de fogo ilegais reaproveitadas. A cor de cada pulseira representa um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável diferente. Com cada pulseira adquirida, você receberá duas: uma para usar e outra para compartilhar. Eles atuam como um símbolo de unidade e compromisso para construir um mundo melhor. 

https://togetherband.org/ 

Sobre a Marchon Eyewear   

A Marchon Eyewear Inc. é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óculos de sol e de receituário. A empresa comercializa seus produtos sob marcas de prestígio, incluindo: Calvin Klein, Columbia, DKNY, Donna Karan, Dragon, Flexon, Karl Lagerfeld, Lacoste, Lanvin, Liu Jo, Longchamp, Marchon NYC, Marni, MCM, Nautica, Nike, Nine West, Pure, Salvatore Ferragamo, Skaga e Victoria Beckham. A Marchon Eyewear distribui seus produtos através de uma rede global de subsidiárias e distribuidores, atendendo a mais de 80.000 clientes em mais de 100 países. A Marchon Eyewear é uma empresa VSP Global®, uma organização governada por médicos, focada em conectar seus 88 milhões de membros a cuidados oculares e óculos de alta qualidade.   

Para mais informações, acesse www.marchon.com e siga @marchoneyewear. 

 

Informações para imprensa: 

Suporte Comunicação - redacao@suportecomunicacao.com.br  

 

Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar



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