Olá amigos tudo bem?
Produto pode ser usado em diferentes épocas do ano, trazendo benefícios para pele e cabelo
Durante o inverno, as baixas temperaturas dificultam os cuidados pessoais. Nessa época do ano, é comum surgirem problemas relacionados à pele e circulação de sangue, deixando o tecido fragilizado em áreas como o couro cabeludo, os braços e a boca. Além disso, banhos mais quentes ressecam ainda mais a superfície epitelial. E uma das soluções para esses problemas potencializados pelo inverno é o óleo de coco.
Segundo a especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais Jackeline Alecrim, com o óleo é possível repor as barreiras naturais perdidas durante o processo de desidratação. "Com o óleo de côco nós conseguíssemos uma reposição do nosso manto hidrolipídico", afirma Jackeline. Ela destaca que o uso do produto durante o banho, facilita a absorção e forma uma barreira protetora sem deixar a pele oleosa.
Outras regiões que a cosmetóloga indica o uso do óleo são em zonas que não possuem glândulas de suor e oleosidade, como os lábios e os pés. "São regiões que ficam mais vulneráveis e apresentam maiores rachaduras durante as estações de baixa temperatura. É preciso ter um cuidado maior com essas áreas, hidratando-as sempre que possível" explica Alecrim.
E o cabelo também não pode ficar de fora. A constante exposição a água quente e temperaturas mais baixas pode deixar os fios capilares opacos e quebradiços durante o inverno. Para evitar esse ressecamento, e os casos de pontas duplas e frizz, a cosmetóloga preparou algumas dicas de cuidado com os fios.
Confira algumas dicas de como utilizar o óleo de coco no cabelo
Pré pool com óleo de coco
Como o nome indica, pré-pool ou pré-shampoo é uma técnica feita antes do shampoo, antes da lavagem dos fios. Serve tanto para ajudar a hidratar e repor nutrientes quanto para ajudar a proteger as pontas da água quente e ação detergente dos shampoos.
Ingredientes
- Óleo de coco;
- Soro fisiológico;
- Creme de hidratação;
Modo de aplicação:
- Misture em um recipiente todos os ingredientes
- Aplique no cabelo da raiz até as pontas
- Deixe agir por 30 minutos
- Lave seu cabelo com o shampoo de sua preferência
Finalização com óleo de coco
Finalização de cabelos cacheados e crespos: utilize algumas gotas do óleo de coco misturado ao seu creme de preferência. O processo blinda o fio, diminui o frizz e deixa o cabelo mais hidratado, brilhoso e com os cachos mais definidos
Ingredientes
- Creme de pentear de sua preferência
- Óleo de coco
Modo de aplicação:
- Misture o óleo de coco com o creme
- Aplique em todo o cabelo. Se quiser um cabelo mais volumoso utilize também o pente garfo para dar volume na raiz.
Umectação com óleo de coco
A umectação com óleo de coco tem como objetivo nutrir os fios e, acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores. O procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição.
“O tratamento serve como um complemento à oleosidade natural dos fios. Pode ser feito só com o óleo de coco, aplicando o produto no cabelo seco e sem ter a necessidade de misturar cremes. Indico que o procedimento seja feito à noite, porque é necessário que o óleo fique pelo menos 4 horas agindo no fio para que o resultado seja eficaz”, pontua Jackeline.
Ingredientes
- Óleo de coco extravirgem
Modo de aplicação:
- Com o cabelo seco mesmo, separe mechas pequenas ou médias e vá distribuindo o óleo da raiz até as pontas
- Amarre o cabelo e utilize uma touca.
- Deixe agir por no mínimo 4 horas ou noite toda
Jackeline também orienta sobre como retirar o óleo do cabelo “Para remover o óleo na manhã seguinte, a pessoa pode passar uma máscara antes de entrar no banho. Ressaltando que o óleo de coco não aumenta a oleosidade do cabelo”.
Até o Próximo!
Beijos!
Lucimar
Nenhum comentário:
Postar um comentário