Olá amigos tudo bem?
Em Uma Exploração Profunda Da Saúde Do Pâncreas, O Respeitado Médico Cirurgião, Dr. Ernesto Alarcon, Especialista Em Videolaparoscopia, Compartilha Seus Conhecimentos Sobre A Pancreatite, Uma Condição Que Afeta Milhões Em Todo O Mundo.
O pâncreas é um protagonista silencioso na manutenção do bem-estar, com o seu papel crucial na produção de enzimas digestivas ele contribui para o funcionamento geral do corpo.
A pancreatite é uma condição complexa, com variações notáveis, havendo diferença entre a pancreatite aguda e a crônica.
A pancreatite é a presença de inflamação no pâncreas. Há dois tipos; aguda e crônica:
* Na Pancreatite Aguda, o paciente é acometido por um aumento no tamanho do pâncreas por causa da inflamação, causando uma intensa dor repentina. A pancreatite aguda, quando não tratada, pode até levar o paciente à morte.
* A pancreatite crônica é resultado de crises regulares de pancreatite aguda. Necessitando de acompanhamento médico frequente, uma vez que o paciente poderá perder, de forma progressiva, as funções do pâncreas, devido aos danos constantes causados pelas crises de pancreatite.
O estilo de vida desempenha um papel vital na saúde do pâncreas, e o Dr. Ernesto Alarcon explora as conexões entre escolhas de vida, como o consumo excessivo de alimentos gordurosos, consumo abusivo de álcool e o desenvolvimento da pancreatite. Ele também aborda fatores como cálculos biliares, abuso de medicamentos e doenças virais que podem desencadear a inflamação do pâncreas.
Cálculos biliares que acabam indo parar no pâncreas, também pode ser motivo da inflamação do pâncreas. Certos medicamentos, usados de maneira abusiva, aumento de triglicérides e algumas doenças virais também podem causar a inflamação do órgão – Alerta o Dr. Ernesto Alarcon.
Sintomas
Alguns sintomas da Pancreatite:
* Náuseas e vômitos.
* Dor na parte superior do abdômen, podendo afetar até as costas.
* Febre
* Suor excessivo
* Icterícia
* Perda de peso
* Diarreia
* Fezes gordurosas
Tratamento e o Caminho para a Recuperação
O Dr. Ernesto Alarcon destaca a importância do tratamento adequado para a pancreatite. Ele explora as abordagens iniciais, como a reposição de líquidos, correção de desequilíbrios e suporte nutricional, juntamente com a prevenção e o tratamento de complicações locais e sistêmicas. O uso de antibióticos também é discutido quando necessário.
Para o tratamento da Pancreatite é necessário o acompanhamento médico.
O manejo inicial da pancreatite aguda é a reposição de líquidos, a correção dos distúrbios hidroeletrolíticos, suporte nutricional adequado, prevenção ou identificação e tratamento de complicações locais e sistêmicas. O uso de antibióticos pode ser necessário.
A alimentação, assim que possível, deverá ser limitada; o paciente deverá ter uma dieta de alimentos que não venha a irritar o pâncreas. A reposição oral das enzimas para os pacientes com pancreatite crônica, pode ser aplicada nos casos mais avançados – Finaliza o Dr. Ernesto Alarcon.
Créditos
Dr. Ernesto Alarcon
Cirurgião Geral especialista em videolaparoscopia em SP- Cirurgias de hérnias, vesículas,vasectomia, entre
https://drernestoalarcon.com.
@drernestoalarcon
Contato:
ADIM
Assessoria de Imprensa Médica
Mateus Ma’ch’adö & Mah Bueno
Assessores de Imprensa
Whatsapp: (11) 913217985
E-mail: assessoriadeiimprensamedica@
Beijos!
Lucimar
Nenhum comentário:
Postar um comentário