Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2025

4 polêmicas sobre cuidados com cabelos no inverno



 Olá amigos tudo bem?

Lavar todos os dias, danifica os fios? Água quente faz mal para o couro cabeludo? A quantidade de produto usado, interfere em algo? Especialista da in-cosmetics Latin America conta os mitos e verdades sobre scalp care na estação mais fria do ano

Segundo uma pesquisa do Sebrae, o segmento de produtos capilares segue como um dos mais importantes dentro do mercado de cosméticos no Brasil, com projeção de crescimento acima dos 7 bilhões de dólares até 2028. Com a chegada do inverno, cresce também a atenção com a saúde da pele e dos fios. Por isso, Celso Martins Júnior, tricologista e consultor técnico da in-cosmetics Latin America, evento voltado ao setor de matérias-primas, responde 4 polêmicas sobre os cuidados para manter o couro cabeludo saudável durante a estação mais fria do ano.

1 – Preciso ter cuidado com os banhos quentes?

Para o especialista, os banhos muito quentes sempre foram vilões para os cabelos. “Eles promovem disfunções da glândula sebácea, que produzem e secretam o sebo, e, por consequência, um desequilíbrio dos micro-organismos do couro cabeludo, ocasionando a oportunidade de desenvolvimento da caspa, seborreia e dermatites”, explica Celso.

O tricologista explica que o couro cabeludo é muito sensível às oscilações de temperaturas, em especial às altas e, em contato direto, prejudica da raiz aos fios. “É fácil perceber a mudança de hábitos promovida pela força do clima e questões sazonais. Os mercados apontam, por exemplo, o aumento das buscas por produtos anticaspa, quando estamos no inverno”, diz.

 

2 – A quantidade de produto, pode prejudicar o scalp care?

Condicionadores, xampus, máscaras de hidratação e finalizadores estão na lista de produtos essenciais para o cuidado e proteção dos cabelos, mas nem sempre são usados da forma certa. “Cada caso, condição e tipo de cabelo, determina uma rotina e um cronograma diferente, comumente orientado por um bom cabeleireiro, terapeuta capilar ou por um tricologista”, esclarece.

Celso explica, ainda, que o impacto das baixas temperaturas, costumam acompanhar oscilações na umidade do ar, gerando modificações nos cabelos. “O clima impacta e impulsiona o ressecamento, portanto, os finalizadores, modeladores, leave-ins, leave-ons e estilizadores em quantidades indicadas por profissionais, são tão importantes para a proteção e preservação dos fios”.

 

3 – Quais produtos precisam estar na rotina de cuidados com os cabelos?

O uso de tônicos capilares para cuidados noturnos vem crescendo e ocupando cada vez mais lugares nas prateleiras. O produto tem o foco direto no cuidado com a pele da cabeça, o crescimento e fortalecimento capilar. Além dele, óleos vegetais, também têm estado na preferência dos consumidores, como os de abacate e semente de uva.

“Eles são tecnológicos porque passam por um processo industrial complementar, produzindo novos componentes terapêuticos, a partir das propriedades naturais de cada um dos óleos. Um destaque para óleo vegetal de girassol ozonizado, que é capaz de cuidar do couro cabeludo e promover maciez e brilho, para todos os tipos de cabelos. Existem muitas formas de usá-lo”, conta o especialista.

 

4 – Posso diminuir as lavagens no inverno?

No inverno, é comum que as pessoas demorem mais para lavar o cabelo, isso porque há menos suor e, consequentemente, menos sujeira, certo? Errado. Celso explica que a diminuição das lavagens, aumenta o fluxo de uma taxa de oleosidade maior e, com o passar das mãos para arrumar e modelar os cabelos, podemos favorecer a aceleração da queda dos fios, além de um padrão normal.

“É claro que a queda de cabelo, pode estar relacionada a uma série de motivos, mas é no inverno que ela pode ser mais percebida e isso também pode ter relação com a diminuição do scalp care nessa estação, seja pelo frio ou por não saber como seguir com os cuidados, por isso o contato com o profissional é tão importante”, finaliza

Se de um lado consumidores precisam de informações verídicas para manter a saúde dos fios no inverno e durante todo o ano, outra parte do trabalho fica com a indústria de cosméticos. O especialista da in-cosmetics Latin America, alerta que são os profissionais do setor que farão a diferença com as mudanças de comportamento e no desenvolvimento de produtos com o uso de tecnologias cada vez mais assertivas. Para esse público, acontece uma vez por ano um evento que é a vitrine de novos ativos e ingredientes.

“Os fios e couro cabeludo fazem parte de um sistema complexo de ser entendido e compreendido, mas que reflete a nossa saúde, por isso precisamos sempre interpretar o que eles querem nos dizer. Aproveitem as oportunidades daqueles que podem ensinar, se informem, façam networking e não deixem de se atualizarem”, conclui.

Quais são os melhores ingredientes para o cuidado com o cabelo? Quais tecnologias podem ser usadas no setor? Existem ativos específicos para cada tipo de cabelo? Essas e outras questões das temáticas de scalp e hair care serão debatidas na programação da in-cosmetics Latin América, o maior evento de matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais da América Latina. A feira já está com o credenciamento aberto e acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever por meio do site: https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html

Até o Próximo
Beijos
Lucimar



Nenhum comentário:

Postar um comentário