Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sol e Água Fresca

Ainda que a gente aprenda que as estações duram três meses, com dia certo para começar e terminar, o verão brasileiro já está aí, firme e forte por uns bons cinco meses, e em certas regiões o ano todo. Olhar as vitrines de Natal, com todos aqueles papaisnoéis vestindo veludo vermelho, gorros e botas, só faz aumentar a sensação de calor. Bem fariam os decoradores se caracterizassem o bom velhinho de bermudas e chinelos, a barriga branca bem protegida por filtro solar, tomando um belo copo de água gelada, um sorvete... Assim que passa o Natal, só um pensamento invade as nossas cabeças: férias! Que pode vai, quem não pode fica, mas ao menos alguns finaizinhos de semana de descanso sob o sol, na praia ou na piscina, todos merecemos. Por essa época, fala-se bastante de protetores solares e cremes para o corpo e o cabelo, dos perigos da desidratação, da necessidade de tomar muito líquido. Tudo certo, mas, lembrando que beleza começa de dentro para fora, este Vida Saudável do leitor começa falando das mais valiosas armas para encarar o verão a hidratação e a alimentação, que devem ser específicadas para o tempo de calor. A água é o ingrediente mais importante para que a gente possa curtir com toda a saúde os meses mais quentes do ano.

ÁGUA, MUITA ÁGUA:
Mais da metade do nosso peso corporal é constituída por água e, nos adultos, em média 2,5 litros são diariamente eliminados pela urina, fezes, respiração e suaor. Os especialistas recomendam que ao menos 1,5 litro desse líquido seja reposto na forma de água pura, todo dia. O litro restante é completado pela água de origem metabólica, produzida pela digestão dos alimentos. Mas não custa nada cuidar diretamente disso também. Como? Tome mais água ou sucos, chás, sorvetes, refrigerantes, caldos...coma frutas, verduras, legumes...Vale muita coisa! No verão, a perda de líquidos pelo organismo é maior do que em outras épocas do ano, por causa da transpiração, respiração e esforço físico. E junto com o suor também vão embora importantes minerais, como o sódio, o potásio e o cloreto, essenciais para o equelíbrio hídrico do organismo, e que precisam ser repostos o quanto antes. Nada mais fácil, refrescante e gostoso! Além da água pura, sucos de frutas são ótima fonte de vitaminas e minerais. Abacaxi, acerola, laranja, limão, maracujá, mamão, manga, melancia, melão, tudo! Ah, sim, e a abençoada água de coco, que além de deliciosa é indicada até para os casos mais sérios de desidratação. Cerveja e caipirinha, tão apreciadas, embora contenham muita água, não são recomendáveis como bebidas de verão.


DESIDRATAÇÃO: O PERIGO DO VERÃO

A desidratação é a perda excessiva de água pelo organismo, causada por diarréia, vômitos ou excesso de transpiração. O principal sintoma desse mal é a sede, mas pode-se perceber também pela boca seca, a pele ressecada e solta, os olhos fundos (nos bebês, pela moleira mais baixa). E é justamente para as ciranças que a desidratação é mais perigosa, porque nelas a água corresponde a quase 75% do peso corporal, enquanto equivalente a 50% do peso de um adulto. No verão há mais riscos de desidratação. Além de aumentar muito a perda de água pela transpiração, o calor favorece a reprodução de vírus causadores de diarréia (as chamadas diarréias de verão) e de bactérias que contaminam os alimentos e a água. Quando o alimento ou água contaminada chega aos intestinos, estes começam a trabalhar mais rapidamente para eliminar o que está prejudicando o organismo e surge a diarréia. O processo é bom e necessário, mas se não for controlado a gente começa a eliminar água demais e pode acabar se desidratando. Quando isso ocorre, é preciso reidratar o organismo com água, soro, água de coco, bebidas isotônicas, sopas, chás, sucos, cozimentos e sopas, evitando doces e alimentos muito gordurosos. Para saber a receita de soro casiro, entre em contato com os postos de saúde de sua cidade: além de orientarem o tratamento, eles distribuem o preparado para a reidratação oral, e também uma colher-medida para o soro caseiro. Sendo alcoólicas, agem como diuréticos, ou seja, estimulam a formação de urina e provocam mais perda de água pelo organismo.

TUDO FRESCO, TUDO DE BOM:
Se é preciso muito cuidado com a conservação dos alimentos em qualquer tempo, no verão ele deve ser redrobado. Por causa da alta temperatura, os alimentos tendem a se deteriorar mais rapidamente, em especial as maioneses e patês. Então, se a idéia for levar um lanche para a praia, prefira sanduíches de pães integrais com queijos magros, peito de frango ou peru, tomate, cenoura e beterraba ralados. Complete com uma boa salada de frutas variadas, sucos e água, acondicione em bolsas térmicas ou caixas de isopor, mantenha é sombra e pronto! A saúde da família estará garantida por muitos verões.


OS 10 MANDAMENTOS PARA MANTER A BOA HIDRATAÇÃO:
  • Tome no mínimo 1,5 litro de água pura por dia. Mantenha uma garrafinha de água sempre á mão.
  • Complete as necessidades do organismo com frutas, verduras, sucos, chás, sorvetes, leite e sopas.
  • Dê preferência a alimentos frescos, muito bem lavados e conservados em geladeira.
  • Não se exponha ao sol depois das 10 horas (11 horas no horário de verão). Á tarde, só depois das 15 horas (16 horas no horário de verão).
  • Use protetor solar sempre, mesmo com tempo nublado.
  • Vista roupas leves, claras, folgadas, de preferência de algodão, e proteja a cabeça com chapéu ou boné.
  • Não exagere nos exercícios físicos.
  • Tome água antes, durante e depois de qualquer atividade física.
  • Lave sempre asw mãos com água e sabonete antes de se alimentar e depois de usar o sanitário.
  • Ao primeiro sinal de desidratação, não hesite: procure um médico ou um posto de saúde.
Fonte: Revista Nestlé Compartilhe esse post com seus amigos Curso de Violão Popular



Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário